Som

 

O som é um dos fenômenos da natureza mais intimamente ligado às pessoas, assim como a visão, o tato etc.
Recebemos o som desde nossos primeiros instantes de vida e nossa percepção se expande e se aperfeiçoa cada vez mais com o tempo de experiência. Talvez por isso é difícil encontrar-se alguém que não goste de ouvir os sons, sejam os da própria natureza, sejam aqueles produzidos pelo homem. Mas o que é o som? Como ele se produz? Como ele chega até nós?

Com certeza você, durante uma aula enfadonha do primário, pegou uma banda de "gilete" e fez com ela um "instrumento" musical, prendendo rigidamente uma metade na carteira e fazendo vibrar a outra metade. Saía aquele "sonzinho", tipo "tuim","tuim"... Pois é. Àquela altura você estava manipulando um gerador de som. Dos mais primitivos, é verdade, mas o suficiente para explicar a origem do som.

Ao vibrar a parte solta da "gilete" (ou qualquer outro objeto rígido mas maleável com o comprimento muitas vezes superior às outras demais medidas) obtém-se um movimento do tipo vai e vem (vibratório, ondulatório, na verdade), onde uma haste flexível descreve um arco de círculo de ida e outro de volta, várias vezes durante um certo intervalo de tempo. Quando a haste atinge determinada velocidade, dependendo da força que você aplicou, as pessoas começam a ouvir uma espécie de zumbido. Esse zumbido varia até um tom mais alto (mais agudo) quando você diminui o comprimento da parte solta haste, fazendo com que fique cada vez menor que a outra presa. Isso acontece por que essa parte, agora menor, descreve o tal arco mais vezes no mesmo tempo.

 

Fonte: https://www.audioacustica.hpg.ig.com.br/som.htm

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode